quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Publicidade privada

De uns tempos pra cá tenho reparado na qualidade e eficácia duvidosa de alguns anúncios comerciais veiculados na televisão. Realmente não sei se essas propagandas surtem efeito no público-alvo ao qual se destinam ou se são também interpretadas como bizarras pelos consumidores médios. Medir isso cabe às agências de publicidade, via pesquisas de opinião.

Acontece que é difícil não me manifestar sobre certas propagandas que tenho visto na TV ultimamente, por exemplo, um anúncio de produto com fibras para melhorar o funcionamento dos intestinos. Não lembro exatamente qual é o produto porque foi a primeira vez que vi esse anúncio e escutei a mensagem só da metade para o fim: ...”se faz bem para a Grazi (ex-BBB), vai fazer bem para você”.

Me lembrou alguns anúncios dos anos 70 e 80, nos quais esse tipo de apelo era utilizado à exaustão – se faz bem para “fulano”, imagine para você! Além do mais, meus intestinos não têm necessariamente relação com os da Grazi, pelo menos não que eu saiba. Se os dela funcionam bem ou funcionaram bem depois de consumir o tal produto, os meus talvez não funcionem (só para constar, funcionam muito bem até hoje, obrigado).

Além disso, o tal anúncio me fez lembrar que há poucos dias li um post no blog Jesus me Chicoteia, fazendo uma reflexão divertida sobre o excesso de propagandas relacionadas ao bem-estar intestinal. Quem quiser se divertir com o texto também, clique aqui.

Todos os dias tenho reparado algum comercial de televisão “estranho” ou que poderia ser mal interpretado. Vou começar a anotar para não esquecer e comentar aqui no dia seguinte. Desconfio que isso vai aumentar muito o fluxo de postagens por aqui.

Nenhum comentário: