quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Atchim


No começo do mês fui ao pronto-socorro com uma crise alérgica e pedi encaminhamento para um alergologista (ingenuidade minha). Consegui consulta para hoje de manhã com um otorrino e quando chego na unidade de saúde um pouco antes da hora marcada descubro mais uma faceta da desorganização do sistema de saúde local. A consulta era às 10:30 e cheguei às 10:15. Descobri que TODAS AS CONSULTAS são marcadas para as 10:30, que seria o horário de início de atendimento. O médico chegou às 10:40 (chegou cedo, pois devia chegar as 11 segundo me informaram) e começou a chamar a fila. Fui atendido às 11:40 e ele me informou que o teste para detecção da causa de alergia não efeito pela rede pública, a não ser talvez na Unicamp, em Campinas. Não posso reclamar do médico, que foi atencioso e claro nas explicações.

Enquanto eu aguardava em uma fila na recepção, para que fizessem minha ficha, chegou um homem e começou a cumprimentar todo mundo, sorrindo, dando tapinhas nas costas. Primeiro pensei tratar-se de um médico, depois desconfiei de candidato e finalmente me disseram que era um vereador daqui. Espero que ele seja tão ativo politicamente quanto nas manifestações afetuosas com o público. Vou procurar me informar o que ele tem feito por aqui.

Voltando ao assunto, escutei de várias pessoas que estavam aguardando a consulta com o mesmo médico que, o que a mim pareceu ilógico e desorganizado, para eles é absolutamente normal e bem organizado.

Acho que preciso consultar também um psiquiatra.

PS – Só para completar: depois de me receitar um remédio para alergia, o médico me disse para pega-lo na farmácia do posto, ali mesmo. Fui lá e o remédio está em falta, com previsão de talvez chegar na semana que vem. Encarei esse fato como o mais corriqueiro do dia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lauro, não posso receitar mas posso indicar o Blog da Alergia e o site da Associação Brasileira de Asmáticos - ABRA, que inclusive tem uma filial em SP.
Ambos com excelentes dicas sobre doenças alérgicas.
Um abraço e melhoras

@David_Nobrega disse...

Lauro,

Sua região, em torno de Campinas, ainda é boa. Se você olhar ao que acontece aqui, regional Sorocaba, você vai assustar...